quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bichirs, a família Polypteridae

Bichirs, a família Polypteridae

Os bichires são os unicos peixes da família Polypteridae, a única pertencente à ordem Polypteriformes, que inclui dois géneros e dez espécies. O grupo é exclusivo de corpos água doce de África.

A ordem Polypteriformes evoluiu no Jurássico, a partir da ordem Acipenseriformes, enquanto que a família Polypteridae surgiu no Eocénico superior.

A origem do nome

Existem divergências quanto a origem do nome. Pode ser árabe, nome dado pelos egípcios a peixes que pareciam dragões (pronunciava-se “bi’rrír), francesa (pronunciava-se "büchírr"), ou inglesa (falava-se bitchir em referência a bitch que é como designavam as feras selvagens).[carece de fontes?]

O nome da família vem de poly = muitas e pterus = asas, com referência à barbatana dorsal dividida em numerosos segmentos.

Outras características

Os polipterídeos estão confinados a lagos e rios africanos, sendo que a maioria das espécies vive na bacia do rio Congo. O corpo é alongado, à semelhança dos anguiliformes, e revestido com escamas de forma rômbica. A barbatana caudal é simétrica. A barbatana dorsal é comprida e suportada por raios ósseos. As barbatanas peitorais são globulares e suportadas por placas ósseas. O género Polypterus apresenta barbatanas pélvicas. Os polipterídeos têm, em média, 30 cm de comprimento mas há espécies que atingem 1,2 m.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário